Presidente da República inaugura sede da AMETUR
Sede fica situada no Mercado Municipal de Torres Vedras e foi inaugurada por Marcelo Rebelo de Sousa no dia 11 de novembro

A AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo foi oficialmente constituída no dia 20 de novembro de 2020, em Torres Vedras, cidade que vai passar a acolher a partir de agora a sua sede, situada no Mercado Municipal.

A inauguração da nova sede ocorreu no dia 11 de novembro, e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A nova sede fica situada no Mercado Municipal de Torres Vedras, junto à Enoteca.

A nova sede "pretende ser a montra dos territórios e dos vinhos dos vários pontos do mundo", revela José Arruda, recentemente eleito presidente da AMETUR. A partir de Torres Vedras, esta associação mundial pretende "criar uma rede de trabalho alargada aos diferentes continentes, que reúna especialistas de enoturismo e entidades que trabalhem esta área, e juntos possam discutir este importante segmento de mercado, trocar experiências, dar a conhecer casos de sucesso e divulgar e reproduzir o que de melhor se faz nesta área", acrescenta José Arruda.

A AMETUR veio substituir a AENOTUR – Associação Internacional de Enoturismo, criada em 2014 no município espanhol de Cambados. José Arruda, secretário-geral da AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho, que desde 2019 já presidia a AENOTUR, mantém-se na presidência desta recém-criada associação.

A associação está representada em países da América do Sul e na Europa. A Iter Vitis Europa é uma das entidades parceiras da AMETUR, tendo esta representantes de 21 países.

São também parceiras da AMETUR a Recevin - Rede Europeia de Cidades do Vinho; a Acevin, associação espanhola de cidades do vinho; a associação italiana Città del Vino; a In Rural Europe, a ARVP - Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e a AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Assembleia da AMETUR

No dia 11 de novembro teve também lugar a Assembleia da AMETUR, no Salão Nobre da Assembleia Municipal de Torres Vedras. Nesta assembleia foram eleitos os novos órgãos sociais da associação e colocado à aprovação o dia 11 de novembro como o Dia do Consumo Moderado de Vinho. A AMETUR irá também constituir-se parceira do Dia Mundial do Enoturismo, que se celebra todos os anos no 2º domingo de novembro.

Vídeo da cerimónia de inauguração da sede da Ametur