O que fazemos

Celebramos o Enoturismo como uma atividade que proporciona experiências únicas e que traz valor aos territórios. Damos voz à mensagem do consumo com moderação. Juntamos especialistas de várias nacionalidades a debater os desafios e oportunidades do setor.

Dia Mundial do Enoturismo

Municípios, produtores e outros agentes enoturísticos, de vários pontos do mundo, são convidados todos os anos a comemorar o Enoturismo no 2º domingo de novembro, com um vasto leque de propostas, dando enfoque a uma oferta enoturística muito abrangente e diversificada e que se tem afirmado e qualificado cada vez mais, cá dentro e lá fora. 


O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin), passando a ter um carácter mundial a partir de 2019, quando foi estabelecida uma parceria com a então designada Aenotur - Associação Internacional de Enoturismo, que veio dar corpo à atual AMETUR - Associação Mundial de Enoturismo. A AMPV é parceira da Recevin na promoção desta iniciativa, dinamizando-a a nível nacional em colaboração com os municípios e Rotas do Vinho. São ainda parceiros desta comemoração a AMPV e ARVP (Portugal), Città del Vino (Itália) e Acevin (Espanha).

Dia Mundial do Consumo Moderado de Vinho

O Dia 11 de novembro vai passar a ser dedicado ao Consumo Moderado de Vinho. A a AMETUR uniu-se à ARVP - Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e à AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho no sentido de levar ainda  mais longe e de uma forma mais abrangente a mensagem da importância de beber com moderação, para um estilo de vida saudável. 


A data foi aprovada pela Ametur, na Assembleia realizada no dia 11 de novembro de 2022, em Torres Vedras. A partir de agora, estas três associações - com a colaboração dos seus parceiros - pretendem promover e divulgar, de forma mais efetiva e alargada, os benefícios do consumo moderado de vinho e a importância da adoção de práticas e hábitos de vida saudável, convidando neste dia a fazer uma maior reflexão sobre o tema.

Congressos

Os Congressos Ibero-Americanos e Europeus foram lançados pela Aenotur, aquando da sua constituição. A AMETUR pretende dar continuidade a estes grandes encontros de especialistas do enoturismo mundial. Debater o enoturismo, partilhar conhecimentos, dar a conhecer casos de sucesso são os principais objetivos destes congressos. 


Além do debate e intercâmbio de conhecimentos entre os países europeus e sul-americanos, os congressos são complementados também com conferências abertas, reuniões técnicas e visitas experimentais a adegas, espaços de enoturismo e vinhas da região que acolhe o evento.